Publicações

  • Home
  • »
  • Publicações
  • »
  • Desenvolvimento do arquivo climático de Viçosa - MG para simulação computacional...

Desenvolvimento do arquivo climático de Viçosa - MG para simulação computacional de desempenho termo-energético

GUIMARÃES, Italo Bruno Baleeiro
Relatórios

As condições climáticas de uma cidade são essenciais para o estudo e o desenvolvimento de um projeto arquitetônico, de modo a garantir o conforto dos indivíduos e o bom desempenho do edifício, tanto térmico quanto energético. Uma vez que boa parte dos programas computacionais de análise de conforto utiliza uma base de dados climáticos, a representação desses parâmetros em ferramentas de projeto exige então o registro desses dados.
Esse registro ocorre em estações meteorológicas e normalmente estão voltados a outras áreas de estudo e não a arquitetura. A partir de dados agrometeorológicos medidos em estações em Viçosa-MG, se fez necessário o seu ajuste aos requisitos do estudo de conforto. Foi realizado então o tratamento desses dados, corrigindo erros e inconsistências encontradas e identificando e completando lacunas, sejam estas tanto de determinados períodos de alguns parâmetros medidos, onde não houve o registro, como também outros parâmetros que não foram medidos, exigindo que os mesmos fossem estimados.
Com os dados tratados, foi identificado o ano ou meses representativos para o clima local, usando para isso tanto os métodos estatísticos de criação TRY, quanto de arquivos TMY2 para comparação dos resultados. Assim, criou-se, o arquivo climático para a cidade de Viçosa, que foi então compilado para os formatos usados pelos programas de análise bioclimática e simulação energética e para consulta geral dos dados.
Quatro tipos de arquivos climáticos foram produzidos, para uso em ferramentas computacionais. Um arquivo de extensão epw, usado no programa EnergyPlus, um arquivo de extensão wea, usado no programa Ecotect, outro arquivo de extensão csv, para consulta e manipulação dos dados pelo usuário, e por fim um arquivo de extenção try, para uso com o programa Analysis Bio.
O arquivo climático possibilitou também, a interpretação dos dados compilados, identificando os padrões bioclimáticos de projeto para a cidade de Viçosa, a fim de disponibilizar a informação para projetistas e acadêmicos envolvidos com o projeto arquitetônico e conforto ambiental. Assim, o desenvolvimento de um arquivo climático viabilizará as bases auxiliem não somente na concepção de projetos, mas também em estudos como o de simulação de ventilação natural e de sistemas de climatização, além da obtenção de resultados sobre o desempenho do edifício, e das investigações específicas acerca do próprio método de simulação da etiquetagem, no âmbito da cidade de Viçosa.