Projetos de Pesquisa

Otimização de desempenho com uso de algoritmos genéticos para edificações

A pesquisa visa investigar o processo de projeto baseado no desempenho por meio de otimização com uso de algoritmos genéticos para edificações brasileiras. Ela se divide em três vertentes: social, tecnológica e de mercado. A vertente social envolve a integração de dois aspectos identificados como de baixa qualidade nas habitações brasileiras de interesse social: a flexibilidade no arranjo espacial com melhor qualidade térmica por meio da customização em massa que, por sua vez, se apoia na geração de milhares de opções geradas por meio da modelagem digital. A vertente tecnológica irá incorporar inovações tecnológicas propostas para edifícios ao processo de projeto nas suas etapas iniciais para melhoria do seu desempenho. Como exemplo, a tecnologia fotovoltaica para geração distribuída teve um aumento no número de instalações de 266% no ano de 2014/2015 e já não pode ser ignorada na concepção projetual, visto que impacta e é impactada pela forma/composição do edifício. Por fim, a vertente de mercado incorpora os conteúdos de conforto térmico, luminoso e acústico que atuam simultaneamente no edifício, a fim de subsidiar a discussão sobre atuação de especialistas versus generalistas que emergiu com a NBR 15575 por propor critérios de avaliação em separado para cada tema. Estes três desdobramentos do conforto ambiental podem ser integrados por meio da otimização de maneira holística ou serem priorizados na concepção inicial do projeto a fim solucionar problemas específicos em projetos de média complexidade. 

Composta dos seguinte subprojetos:

  • Otimização de fachadas multifacetadas com vistas à geração de energia fotovoltaica com integração de parâmetros urbanísticos
  • Otimização do desempenho de habitações de baixa renda com uso de uma gramática da forma 
  • Otimização energética da forma e parametrização: o papel do Diva na integração interior e exterior

Resultados:

Proposta de inserção de estratégias bioclimáticas em habitações auto construídas, com uso da gramática da forma (artigo de congresso)

Modelagem paramétrica e desempenho da edificação: otimização baseada em simulação luminosa e energética através de algoritmos genéticos (artigo)

Projeto concluído