Apresentação da disciplina ARQ 228 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
O conceito de projeto baseado no desempenho é a principal fundamentação para o conteúdo a ser apresentado.
Será dada atenção aos critérios da NBR 15575 e aos seus impactos na profissão do arquiteto, tanto pelo ponto de vista legal quanto técnico. O seu potencial e limitações serão identificados.
Os métodos de avaliação do PBE Edifica serão o conteúdo de desempenho energético e etiquetagem, conforme os regulamentos vigentes e as modificações propostas para 2018.
Outras certificações obrigatórias e voluntárias de sustentabilidade e instruções normativas serão apresentadas, pois afetam as decisões projetuais, tanto no mercado quanto para concursos e exigências de edifícios públicos.
Por fim, o tema projeto baseado em desempenho será discutido face à modificação no projetar iniciada na presente década, com reflexão sobre seus impactos nas decisões projetuais. Ela abrange tanto as análises em fase final de desenvolvimento, após o anteprojeto, quanto as fases iniciais de concepção, dependente dos recursos digitais de interoperabilidade mais recentes.
A disciplina será ministrada em 2018 pela profa. Camila Ferreira, pós-doutoranda do PPG.au/Latecae, com acompanhamento da profa. Joyce Carlo
Conteúdos
1. Conceito de projeto baseado no desempenho
2. NBR 15575
2.1. Aspectos político-econômicos
2.2. Métodos de avaliação
2.3. Benefícios, conflitos e crítica
3. Desempenho energético e etiquetagem
3.1 Etiquetagem residencial
3.2. Etiquetagem comercial, pública e de serviços
4. Certificações obrigatórias e voluntárias de sustentabilidade e instruções normativas
4.1. Certificações nacionais e internacionais
4.2. Instruções normativas brasileiras
5. Decisões projetuais
5.1. Impactos no projeto
5.2. Concepção baseada no desempenho